TVDV – ACIDENTE COM AVIÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA EM LAGES SC – ATUALIZADO

Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu na tarde desta sexta-feira (2 de Abril) na cidade de Lages, na Serra Catarinense.Segundo os bombeiros, infelizmente

Cap Av ANDERSON AMARO Fernandes

Cap Av ANDERSON AMARO Fernandes (Foto EDA)

o Cap Av ANDERSON AMARO Fernandes não sobreviveu.

A TVDV que sempre esta presente no “Ninho das Aguias” na cidade de Pirassununga possui a triste missão de noticiar este fato, O avião, modelo T-27, da FAB, participava de uma apresentação em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages, quando caiu na beira da pista do Aeroporto Federal do Guarujá, às margens da BR-282 em Lages. O acidente aconteceu por volta das 17h. Cap Av ANDERSON AMARO possuia 3650 horas de vôo  e 180 apresentações como piloto de ataque, natural de Fortaleza – CE, e comemoraria 34 anos no próximo dia 20 deste mês. Realizou os seguintes cursos: Ala da Aviação de Ataque, Instrutor de Vôo, Tráfego Aéreo Internacional e

Local do acidente - Lages - SC

Local do acidente - Lages - SC

Líder de Esquadrilha na aeronave T-27. Em 2001 foi para o CATRE, em Natal-RN. Prosseguiu em 2002 para a 2ª ELO na BASC, onde permaneceu até 2003. Retornou para a Academia em 2004, onde desempenhou as seguintes funções: Auxiliar do Operações de Esquadrilha e Chefe da Ajudância do 1º EIA, Operações e Comandante de Esquadrilha no 1° EIA. Atualmente é o Chefe da Subseção de Patrimônio.

O Capitão Aviador Anderson Amaro possuia experiência nas aeronaves TZ-13, T-25 e T-27. As causas do acidente serão investigadas pela Força Aérea.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica divulgou a seguinte nota lamentando o ocorrido:

02/04/2010 – 19h19
Nota Oficial: Acidente com aeronave do EDA

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 02 de abril de 2010.

Jorge Antônio Araújo Amaral – Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Comente esta noticia!

A equipe do Casa Branca MiX volta a qualquer momento com mais informações.

Aproveite e conheça um pouco mais sobre a “Arte Acrobática” da Esquadrilha da Fumaça na reportagem de Vander Filho.

“Sem dúvida este é o tipo de noticia que não gostariamos de informar”

 Vander Filho, repórter TV Casa Branca

Comente esta noticia!

About these ads

28 Respostas

  1. Era o vôo de despedida do capitão da Esquadrilha da Fumaça, que ao realizar uma manobra acabou provavelmente perdendo o controle da aeronave. De acordo com o Cb. Israel, num loop, mesmo os pilotos mais experientes sofrem um microdesmaio devido ao desequilíbrio sofrido pelo cérebro, e neste curto espaço de tempo o piloto pode ter perdido o controle da aeronave. Quando o piloto percebeu que havia perdido o controle, ele desviou o avião (que ia em direção à platéia) e acabou caindo próximo à entrada da pista.

    http://www.marvincode.blogspot.com/2010/04/acidente-com-esquadrilha-da-fumaca-em.html

  2. Eu vi tudo, moro próximo a cabeceira. Pelo que eu vi ele fez aquela queda livre, e não consegui ligar a aeronave novamente o terreno é irregular ele já estava muito próximo do chão.

  3. Alguém (AS AUTORIDADES AERONÁUTICAS), por favor, investiguem a sobrecarga que estes pilotos vinham sofrendo…
    Nem bem descansaram das apresentações na feira FIDAE, no Chile, e já estavam cumprindo agenda na sequencia…
    Nao conseguiu nem ver a familia…
    É lamentável….
    Estes Homens são uns Heróis!!!!!
    Meus profundos pêsames.

  4. sou de Pirassununga aqui estamos de luto,e mutio doloroso ver , eles sao uns herois ,aqui na minha cidade temos orgulho de ter ADA,a Esquadrilha, que Jesus proteja a todos , e a familia do capitao,meu amigo Sgt JEMES sei que esato todos sofrendo ,mas reza e peça proteçao ,corage.fica com Deus todos voces

  5. Estoy muy dolido por la pérdida del Cap. Anderson, y le extiendo por este medio mis condolencias a su familia y a sus camaradas de la FAB. Tuve oportunidad de ver la Esquadrilha hace unos 15 días aquí en la convención en vuelo de la EAA Argentina, durante una exhibición y creo que fue uno de los mejores espectáculos aéreos que he visto en mi vida. Los pilotos brasileros no solamente demostraron profesionalismo en el aire, sino que además nos brindaron una gran cuota de caballerosidad cuando tuvimos oportunidad de conversar con ellos.
    No quiero arriesgar teorías, pero creo que los pilotos de la Esquadrilha han estado ocupados durante este último mes en Argentina, en Chile (FIDAE) y luego en vuestro país; supongo que es un esfuerzo muy grande el que hacen y en poco tiempo, cubriendo grandes distancias, y que quizá desgaste física y síquicamente a los pilotos, lo cual se debería considerar, tal cual como lo sostiene de alguna manera Raphael.
    Un fraternal abrazo, y mis disculpas por no poder expresarme en portugués.
    Francisco

  6. Que dó mais grande,que Deus ampare essa familia…foi uma grande perda…..

  7. estou horrorizada, chocada com o acidente, a aerenave caiu praticamente na minha frente, nunca vi coisa igual, nos lageanos estamos chocados e lamentamos a morte do Capitão Anderson,que veio nos alegrar com suas manobras e infelizmente caiu… e aos familiares meus sinceros pesames, que Deus de força e coragem a todos seus entes, nós aqui de Lages estamos rezando por ele.
    Lages está de luto!!!!!

  8. É lamentável pela morte de um piloto com tantas apresentações e um verdadeiro brilho na apresentação deste grupo. Estava assistindo e achei estranho que um dos aviões o que anda pelo meio em uma determinada formação, a fumaça que saía deste aviao era da cor escura, diferente dos demais, cheguei a comentar com minha esposa. Logo em seguida ocorreu o acidente. Nossas condolencias a familia desse heroi, que morreu no cumprimento de sua missão.

  9. É lamentável, porém, a vida é assim. Ele morreu como todos morreremos um dia, todavia, morreu fazendo aquilo que gostava. Eu serví na FAB por dois anos e conhecí amigos que também partiram em acidente aéreo naquela época. Registramos os nossos sentimentos aos familiares e uma mensagem de esperança, como dizia o então presidente americano Abraham Lincoln: “O homem não foi feito para um dia só”. Que Deus abençoe seus entes queridos e que eles saibam que o nosso Senhor Jesus Cristo é poderoso para suprir a falta dessa pessoa inusitada e dar o consolo necessário como tem dado a mim e à minha esposa e filho, após ter recolhido para o seu Reino a Minha filha com a idade de dezoito anos. Aos companheiros dessa gloriosa Força Aérea Brasileira que oram ao cruzeiro do sul a nossa sincera homenagem.

  10. Como Veterano Piloto de Aviação (Aero-Club do RGN), percebi que, após a perda de pressão do motor (O jato de fumaça imediatamente parou!) o Cap Av ANDERSON AMARO, UM HERÓI, desviou a sua Aeronave da rota que causaria, sem nenhuma dúvida uma Imensa Tragéria.
    UM HEROI!!

    “Contácto! Companheiros!
    Ao vento, sobranceiros,
    Lancemos o roncar
    Da hélice a girar”.

    Sergio Augusto Severo de Albuquerque Maranhão.

  11. Perdemos um heroi, tive a oportunidade de conhecer este homem que enfeitava o ceu com suas acrobacias, neste momento o andar de cima esta repleto de alegria e talento.

    Abraços

  12. É Muito triste,acabar a vida num sonho, terminar tudo num vôo como com o cap Anderson aconteceu.
    Isso aconteceu na minha cidade Lages Sc, é muito triste pra familia,chocante pra quem viveu esta cena Horrivel de um tucano cair.

    Todos nós de Santa Catarina ,principalmente Lages estamos todos de Luto,pois não pensou duas vezes em desviar o avião,pois ele sabia que iria cair,desviou do publico que assintia e caiu. Nada é tão triste quanto isso.

    Agradecemos ao Cap Anderson amaro,por ter feito essa linda e ultima apresentação, e que sua alma Esteja com os anjos.
    Tenho apenas 12 anos mais já sinto por certos fatos,tenho coração de criança mais sentimento de adulto.

    Um abraço confortador Nicole.

  13. E para familia desejos meus profundos pesames

  14. nós estamos lamentando muito por essa tragedia de novo algum tempo atrás ja tinha ocorrido quase o mesmo tipo de acidente!!!!!!!!!!!
    a cidade de lages esta de luto e todos estão reszando muinto por ele esse cara é um ERÓI NOS DEVEMOS ISSO PARA ELE que DEUS de a força para essa familia amém!!!!!!!!!!!

  15. Assisti pela televisão o acidente ocorrido, e lamento muito pelo fato ocorrido. Sou apaixonado por aeronaves e fã da esquadrilha da fumaça desde os 7 anos de idade. Moro aqui perto do ” NInho das Águias ” cidade de Pirassununga, sou natural de campinas e acompanho as apresentações da EDA aqui pela região. Já ouvi falar do piloto Anderson e pesquisava sempre sobre os pilotos, realmente é uma lástima, estou muito triste e peço a DEUS que conforte os corações dos familiares, amigos e de todos os que acompanham a EDA, principalmente que DEUS guarde a vida e abençoe cada apresentação da esquadrilha da fumaça, pois são pilotos corajosos. Um grande abraço à todos e estejamos orando a DEUS.

  16. O Cap. Av. Anderson Amaro sempre mostro-se muito espirituoso em suas atuações como militar, nas suas relações públicas que todos seus esquadrões o colocaram e como aviador enrão; sem comentários, TODO GRANDE GUERREIRO DEMANDA MUITA ENERGIA PSÍQUICA EM SEU METABOLISMO E SUAS AÇÕES, porém jamais morre em vão, seu legado de exemplo em todos aspectos de sua vida, lamentavelmente a vulnerabilidade da sobrecarga do trabalho abre portas indesejaveis em certos momentos que nos perdemos ou nos destraímos, almejo de coração que sua esposa e filha tenham todo amparo ESPIRITUAL e SOCIAL para suportar tamanha e brutal dor, que a jovenzinha Lara Júlia receba muita proteção espiritual que o SER SUPREMO possa transmutar nesse momento junto a sua mãe. E QUE A ALMA DESSE GRANDE GUERREIRO SIGA COM LUZ SUA NOVA JORNADA; essa com BRAVURA e HONRA; Carlos Alberto Gabardo dos TROFÉUS.

  17. nosa imagina como ta os outros pilotos que tava com ele

  18. Gostaria de expressar os meus profundos sentimentos à família destes herói. As sua apresentações sem dúvida impressionada o público. As habilidades destes guerreiros inspiram as pessoas. Não o conheço, mas sou fã da esquadrilha da fumaça. Sempre acompanho através dos meios de telecomunicação as apresentações e também recentemente estiveram aqui em minha cidade (Itabira-MG).
    Quanto a sua família, só nos resta que Deus o console, a saudade ficará nos corações, mas a sua impressão ficará para sempres nos ares onde fez apresentações.

  19. Tive a oportunidade de conhece lo pessoalmente em uma das varias apresentações que presenciei aqui na minha cidade ( Canoas ); EXPOAER NA BACO …..conversamos por longos minutos, pois sou fã da aviação militar de caça e principalmente do EDA . É uma lastima, pois além deste competente militar e simpatissimo, que nos proporcionou, junto as seus outros companheiros de ESQUADRILHA, SHOWS de alta performance, pericia e habilidade! Mas Deus o chamou para se apresentar e voar mais alto ao seu lado…agora capitão AMARO, vc esta se apresentando como fumaça uno, liderando a ESQUDRILHA DO ANJOS ao lado de DEUS!!
    FICA COM ELE CAPITÃO! VOE EM PAZ!!

  20. Foi muito triste para mim saber por um noticiário de TV que um piloto conhecido por minha família morre assim,de uma maneira trágica,até agora não me conformei que um piloto experiente de 33 anos caiu e para não “ferir” ou matar ninguém desviou e morreu.
    Quando eles vieram na minha cidade , (cachoeiro de itapemirim)eu tirei fotos com eles e peguei autógrafos hoje fiquei observando as fotos e os autógrafos e pensei comigo “como um homem de bem com a vida morre assim,deixando uma família”.
    MARIA CLARA , 10 ANOS

  21. grandes homens que nos orgulham com suas
    manobras. O capitao esta com DEUS, vou rezar pela familha e colegas dele…

  22. Assisti a três exibições do EDA aqui em Córdoba, onde moro, e não menos de uma dúzia ou mais lá no Brasil, onde residi, e hoje, com a tristeza que deixa alguém que parte definitivamente, queria enviar um forte e amistoso abraço para os todos os colegas pilotos do EDA em particular e da FAB em geral além de mais um para a esposa, os filhos e os pais do Anderson… Agora ele, que certamente deveu gostar de estar bem pertinho de Deus enquanto voava, vai ficar eternamente hospedado no Reino dele.

    Afetuosamente,

    Carlos

  23. Com certeza nos orgulhamos desses nosso heróis, que com comprometimento e maestria levam o nome do nosso país.
    Quem já teve oportunidade de falar com eles sabe que vão além do profissionalismo, são nosso verdadeiros heróis de carne e osso.
    Que Orgulho de ser brasileiro pela Esquadrilha da Fumaça.
    Que Deus conforte os familiares e amigos, porque ao certo ele já está com nosso Deus, e lá será comandante dos esquadrões celestes de nosso Pai.
    O Senhor Deus saberá usar toda o conhecimento e habilidade do Cmt ANDeRSON, e agora por certo ele está feliz, alegrando os anjos no céu.
    Giancarlo

  24. oi tudo bem; tenha a absuluta certesa que o cap- andersom não errou na manobra apresentada eu conheço tudo que é relascionado em acobracias aerea todos nos passamos por varias cesões de treinamento poriso tenha a absoluta certesa que este ascidente não foi falha do capitão mas sim da aeronave > sou mecanico e conheço bem este tipo de aeronaves ; não posso negar que é uma aeronave boa mas as manutenções são muitos profundas poriço posso diser ;mesmo a manutenção sendo bem feitas pode ocorrer falhas ;;;;;sinto muito por termos perdido o nosso capitão que honde estiver ele que senpre foi uma pessoa maravilhosa sei que senpre estará holhando por nós que deus abençoe a todos

  25. Excelente este video sobre a esquadrilha da fumaça

  26. Partiu, com certeza fazendo aquilo que mais amava…voar… Deus o receba e ampare a sua familia aqui. Enquanto conosco, demonstrou o amor pelo seu país, Valeu Capitão, obrigado por estar conosco. Obrigado pelos espetaculos, obrigado pelo patriocismo, simplesmente obrigado por estar conosco.

  27. Não sei se isso é certo, mas me desculpem se eu estiver errado. É o seguinte: eu vi o vídeo da queda do T- 27 (avião da Esquadrilha) no you tube e no jornal do sbt, e de acordo com minhas análises e de muitas outras pessoas, parece que o piloto desmaiou durante a manobra, ele não estava muito bem. O primeiro motivo para essa idéia é o de que, antes do avião cair, ele deu alguns parafusos (giros), e o 2º e o 3º parafuso que o avião deu foram muito lentos, o 3º mais ainda, e isso pode ser um sinal de que o piloto não estava tendo forças para mover o joystick do avião, sendo este um efeito do desmaio. Então o avião perdeu velocidade.
    Mas, em outra hipótese, o giro lento e perda de velocidade pode ter sido falha mecânica, o avião poderia não estar obedecendo os comandos, e o piloto deve ter tentado ejetar, mas, se ele tentou ejetar, não é possível que o sistema de ejeção tenha falhado também.
    Desde os 3 anos eu adoro aviões, principalmente caças e a esquadrilha. E eu peço muito a Deus para que ilumine a alma do Capitão Anderson Amaro Fernandez, que estava pilotando o T- 27, foi uma pessoa que deixou milhares e milhares de pessoas no mundo alegres e emocionadas, esse cara merece uma grande paz ao lado de Deus. Descanse em paz cara. Valeu !!!

  28. esse cara achava que ele era um passarinho e tentao pasar por todos os limites que ate hoje ninguem sabe , mas amtes de qualquer coisa ai se foi um heroi corajoso que nos tinhamos em nosso pais .ele tentou desser mas deus quis que ele subisse bem alto e ficasse la em sima……….valeu…………

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: